Para quem está negativado o cartão de crédito consignado é uma ótima opção. Mas, como ele funciona? Como adquirir o seu? Sabia tudo sobre o cartão consignado aqui.
O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizada, segundo os últimos dados do SPC!
Cartão de crédito consignado: O que é?
Um dos principais motivos do crédito ser tão caro no Brasil é devido a inadimplência dos clientes, fazendo com que os bancos passem a cobrar uma taxa maior para compensar aqueles que não pagam!
Porém, certos perfil de clientes tem menor risco de inadimplência devido a sua fonte de renda ser bastante estável, como os servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS!
Pensando neste púbico os bancos criaram um linha de crédito chamada crédito consignado, com condições muito mais favoráveis para aqueles que apresentam esse perfil!
Como funciona o cartão consignado
O cartão de crédito consignado funciona de forma parecida com os cartões de créditos comuns, ou seja, ele pode comprar em lojas e parcelar suas compras!
De outro modo, a forma de pagamento da fatura do cartão consignado se diferenciam de um cartão normal devido a estar vinculado à sua folha de pagamento.
Por isso, caso a pessoa não pague o valor total da fatura até o vencimento, o pagamento mínimo vem descontado diretamente do seu benefício ou salário na próxima folha de pagamento.
O limite de crédito disponibilizado é 5% da sua renda multiplicado por 25, A margem consignável, isto é, o valor máximo que pode ser descontado do seu benefício ou salário, é 5%.
Então, se você ganha R$ 2.000, o valor a ser abatido na folha de pagamento é R$ 100.
Como fazer um cartão consignado
Do mesmo modo que em outras linhas de crédito, a pessoa deve atender a uma série de critérios para obter o benefício.
No caso do cartão de crédito consignado, você precisa ter uma renda fixa (certa), podendo ser:
- Um trabalhador com carteira assinada;
- Funcionário público da rede municipal, estadual ou federal;
- Aposentado, pensionista do INSS ou militar das forças armadas.
Quais são as principais vantagens e desvantagens
A principal vantagem do cartão de crédito consignado é que não há consulta aos órgãos de proteção ao crédito, pois o pagamento é garantido. Além da ausência da cobrança de taxas de emissão, manutenção e anuidade, além da baixa taxa de juros.
Por outro lado, a maior desvantagem é os requisitos necessários para a aprovação da linha de crédito e além do comprometimento de parte do salário de maneira descontrolada.